Algumas dicas para que os alunos gostem de matemática, não são fórmulas
prontas e sim algumas sugestões, tiradas do livro: Projetos pedagógicos dinâmicos – A paixão de educar e o desafio de inovar (PATY FONTE):
“MATEMATIFRENDO”
• Antes de lançar
um conteúdo matemático explore-o na prática com seus alunos. Abuse de
materiais concretos, pois o conceito abstrato é óbvio para você e não para
criança. Conte balas, reparta chocolates, distribua bolas, invente jogos com
pedrinhas etc.
• O lúdico é
parceiro do professor - brincadeiras tradicionais podem e devem ser pensadas
com olhar matemático.
• É fundamental que
a criança compreenda a utilidade da Matemática em seu cotidiano e o porquê
precisa estudá-la, reconhecendo-a no ambiente em que vive.
• A Matemática
unida à Literatura fica mais agradável, poética e criativa, portanto leia um
livro infantil atentando para isso.
• Tecnologias são
grandes aliadas no ensino da Matemática: tempo de músicas, criação de filmes,
tabelas e gráficos feitos em programas de computador, calculadoras no celular
e tantas outras que podem enriquecer aulas antes enfadonhas.
• Para que o ser
humano se relacione bem com a Matemática, é necessário que faça todas as relações
possíveis entre os objetos: é igual, é diferente, é maior, é menor etc. Do
ponto de vista pedagógico, é importante que o professor leve a criança a
construir todas as relações possíveis entre os objetos, nas construções do seu
próprio brincar: agrupar objetos por suas semelhanças; fazer classificações
simples e em série; comparar tamanhos: maior, menor, igual etc.
• O professor
precisa levar em conta os conhecimentos prévios das crianças, propondo-lhes
situações de aprendizagem nas quais utilizem a priori tais conhecimentos para
depois, então, construir novos.
• Artes plásticas e
musicais, receitas, quadrinhos, encartes, bulas etc. Variar as propostas de
atividades almejando atingir as preferências dos alunos.
• Comumente os
professores ensinam as crianças a contar, a ler e a escrever os signos
matemáticos sem que a criança tenha construído a estrutura mental do número.
Assim, o que elas fazem está apenas relacionado às suas capacidades de memorizar.
Todas as situações de sala de aula podem e precisam ser exploradas pelo
professor, visando encorajar seus alunos a pensarem acerca dos conceitos de
número e de Matemática em geral.
• Para desenvolver
as habilidades em resolução de problemas, é necessário que, desde o início da
escolaridade, as crianças sejam desafiadas a buscar respostas para situações
que lhes são propostas.
Em suma, defendo um
ensino de Matemática que parta da realidade e do concreto; que adapte a criança
ao ambiente escolar, dando-lhe oportunidade para que ela se revele em todos os
seus aspectos: intelectuais, afetivos, sociais e físicos.
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Matematicando ou
Matematifrendo?
O que é Matematizar
para você como professor? E como aluno?
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Criatividade,
ousadia, crítica e reflexão são ingredientes fundamentais em uma sala de aula
que abre espaço para a criação, para a descoberta, para a renovação e para a
reciclagem de ideias, posturas, conceitos e informações diversas.
É papel do educador
descobrir mecanismos capazes de tornar sua atividade mais atraente, mais
dinâmica, mais apaixonante, mais sedutora...
Qual o papel do professor? O que é fundamental em uma aula
Qual o papel do professor? O que é fundamental em uma aula
CONTRIBUIÇÃO DA PROFESSORA FERNANDA MELO GEREZ PARA O ESPAÇO DO EDUCADOR IDEIA CRIATIVA
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